13/08/2018
Percorrendo terras paranaenses, o Portal D Moto trouxe para esta edição do CITY TOUR um passeio em Lapa, a cidade que mudou a história do Brasil. Vamos ver?
ONDE FICA
Lapa fica a sudeste de Curitiba, da qual dista cerca de 62km, que podem ser percorridos apenas pela BR-476, ou rodovia do Xisto, como é chamada por lá.
Para quem partir de São Paulo o trajeto será de 480km, se o aventureiro optar pela BR-116 até Curitiba, continuando pela BR-476. Se optar outros caminhos o trajeto pode aumentar, em muito.
A CIDADE
Lapa é um importante centro urbano do estado do Paraná, contando hoje com aproximadamente 50mil habitantes, com um comércio rico e bem diversificado, além de uma estrutura pronta para receber visitantes a trabalho ou lazer.
Os atrativos que mais chamam atenção dos turistas são as ruazinhas com o casario colonial bem preservado, bem como pelas suas ruas estreitas e calçadas com pedras, que fazem parte da rica história do município.
Além desses pontos turísticos ligados a história, o Parque Estadual do Monge, localizado na área rural da cidade, recebe turistas principalmente com desejos de seguirem até a “Gruta do Monge”, referencia ao monge Monge João Maria D’Agostini, personagem de destaque na Guerra do Contestado e que teria se abrigado por lá nos idos 1847.
No entanto, os visitantes devem passar por uma escadaria íngreme de pedra, próxima ao mirante, até chegar a uma fonte e depois à gruta. Uma das trilhas do parque leva o aventureiro até a Pedra Partida, um grande salão de pedra com uma fenda formada pela erosão ao longo dos tempos.
Chegamos em Lapa pela hora do almoço e, depois de percorrer as ruazinhas graciosas do centro da cidade, paramos próximo ao Teatro para uma boa refeição. A sobremesa foi sorvete no banco da praça.
Antes de partirmos de lá, satisfeitos com nossa refeição, achamos por bem dar um trato na nossa motocicleta e para isso aproveitamos para a lubrificação da corrente, calibragem dos pneus e abastecimento.
HISTÓRIA
Com o nome Vila Nova do Príncipe, o então distrito foi elevado à condição de cidade com a denominação de Lapa, em março de 1872, hoje com 146 anos de idade.
A economia de lá, nos primórdios de sua existência, era o cultivo e comércio da erva mate e da madeira, muito embora o costume sulino do chimarrão não tenha deixados vestígios significativos entre os lapeanos.
O episódio militar denominado “Cerco dea Lapa” ocorreu em suas terras, durante a Revolução Federalista de 1894, envolvendo o Exército, a Guarda Nacional, a Polícia Militar do Paraná e voluntários.
A contenda teve como protagonistas as tropas republicanas (pica-paus) e as federalistas (maragatos), essas contrárias ao sistema presidencialista de governo.
O resultado do sangrento confronto foi a sucumbência dos pica-paus, por falta de comida e munição. No entanto tem-se que o tempo gasto nos combates permitiu que o Marechal Floriano Peixoto reunisse forças para a contenda final, com êxito das tropas republicanas.
Atualmente os restos mortais do General Carneiro, assim como de muitos outros que tombaram durante a resistência, estão sepultados no Panteão dos Heróis, monumento esplendido erguido no município em homenagem aos bravos combatentes.
VÍDEO TOUR EM LAPA
Depois dessa visita deixamos definitivamente a cidade, em busca de outras aventuras.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também: