Para encerrarmos o nosso projeto pelos 12 Distritos da cidade mineira de Ouro Preto, reapresentaremos Santa Rita de Ouro Preto, lugar mágico que já estivemos no passado, inclusive com um tombo inusitado da moto, e que retornamos agora para fecharmos esta série para o Portal Aventuras.
HISTÓRIA
Não vamos repetir o que já dissemos anteriormente (veja aqui), mas vamos acrescentar que embora tenha sido fundada no começo dos anos 1700, seu desenvolvimento só teve início com o vai e vem dos tropeiros de então, levando e trazendo mercadorias e víveres para fazendeiros e comerciantes, isso em meados dos anos 1800.
A pedra sabão, abundante no local, passou a ser explorada desde o início. Já que as lavras locais não forneciam o esperado ouro, o jeito foi trabalhar a rochas para a construção civil, as artes, os utensílios domésticos e por aí afora.
Foi esse material que decorou as maravilhosas igrejas desde o período barroco, assim como deu sustento a inúmeros artesãos que burilavam a pedra bruta, dando-lhes, algumas vezes, formas inimagináveis.
O expoente máximo desse trabalho é nada menos que Antônio Francisco Lisboa, mulato descendente de escrava com português, aprendendo o ofício desde cedo, ensinado pelo seu pai.
Santa Rita é oficialmente Distrito da cidade de Ouro Preto desde o mês de dezembro de 1938 e se especializou no trato da pedra sabão (esteatita), aumentando o número de artesãos avulsos, mas também com a chegada de indústrias diversas a produzirem em larga escala panelas, formas, taças do minério.
O DISTRITO
Quem chega hoje em Santa Rita de Ouro Preto raramente dá conta que se trata de um Distrito, subalterno à uma cidade principal, dado as suas características que demonstram independência.
Seu centro urbano é bem compactado, com ruas bem pavimentadas e área comercial compatível, permitindo ao morador menos viagens para cidades maiores para produtos mais refinados, já que é uma “pernada” de 30 km até Ouro Preto, e um pouco menos para Ouro Branco.
De qualquer forma ela está a 10 km de distância da Rodovia MG-129 (Ouro Branco/Ouro Preto, com lindo acesso ricamente ornamentado em pedra sabão, nas imediações da Vila de Itatiaia.
Por falar em acesso para o Distrito, temos que admitir que Santa Rita criou para sua entrada um bonito portal ajardinado, com destaque para um monumento colossal de 5 metros de altura, homenageando o escultor artesanal local lavrando a pedra bruta.
Para aqueles que desejarem pernoitar no Distrito há algumas opções de pousada, assim como restaurantes.
RODANDO E VOANDO SOBRE SANTA RITA DE OURO PRETO
IGREJA MATRIZ
Dedicada à Santa Rita de Cássia, a Igreja Matriz localizada de frente para a Rua Dom Veloso, ocupando uma complexa área arborizada juntamente com a Associação Musical Santarritense.
A construção é recente, substituindo a antiga igreja destruída em 1964 e abriga a primeira imagem.
Em torno do templo há um bonito adro cimentado e protegido por muro baixo e portão em ferro. Nele encontramos uma imagem em tamanho real feita em pedra sabão e um pequeno coreto, usado nas festividades religiosas de lá.
COMO CHEGAR.
Para o visitante que partir de Ouro Preto o melhor caminho é seguir pela MG-129, em direção da cidade de Ouro Branco, e derivar à esquerda pouco antes da vila de Itatiaia (há indicações na estrada e é possível ver o imenso portal de entrada que mencionamos). O trajeto completo terá perto de 30 km.
Já para o aventureiro que partir de Belo Horizonte o mais fácil é pegar a BR-040, até pouco depois de Congonhas, derivando então a esquerda pela MG-129 até o portal de entrada do Distrito que mencionamos, seguindo então até seu centro urbano, num trajeto de aproximadamente 125 km.
Já para aventureiros de outras localidades a sugestão é a busca por um bom guia rodoviário, levando sempre em conta a cidade de Ouro Preto.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte– MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM