27/12/2019
2019 foi um ano “indiscutivelmente indiscutível”. Cheio de reviravoltas na política, tentou-se neste ano fazer do Brasil uma nação sólida e economicamente viável, sem o esquecimento do lado humanitário e social. Estamos conseguindo? Isso não depende, nunca dependeu e nunca dependerá do governo, mas de nós, população.
De nossa parte tivemos outro ano de muitas aventuras e viagens por este imenso país, que foram aqui estampadas com muito carinho ao leitor amigo.
Abrimos o ano de 2019 com o pé direito e bebendo uma das melhores águas do mundo, em Cambuquira, cidade do sul das Minas Gerais e rota da Estrada Real.
Ainda em janeiro demos um grande salto e lá fomos nós para a Santa e Bela Catarina, onde curtirmos uma das rotas mais famosas: a Serra do Rio do Rastro. Para isso pernoitamos em Orleans e Lauro Muller, de onde extraímos muitos conhecimentos sobre a região.
Antes de terminarmos o mês de janeiro apresentamos ao leitor outro roteiro que já tínhamos feito por terras mineiras, desta vez na aprazível São Gonçalo do Sapucaí.
FEVEREIRO
Começamos fevereiro com um passeio em Três Corações, nas margens da Rod. Raposo Tavares e cheia de encantos; e ainda apresentamos a segunda parte do roteiro pela serra catarinense, desta vez com destaque para as cidades de Bom Jardim da Serra, que se apresenta como a cidade mais fria do Brasil, e a conhecida Urubici, point dos mais famosos de Santa Catarina.
O desfecho foi um bonito passeio pelo Morro da Igreja, para vermos a tão falada Pedra Furada, que está na tríplice fronteira entre Urubici, Orleans e Bom Jardim da Serra, embora geograficamente pertença a esse último município.
Antes de encerrarmos o mês e em plena época carnavalesca, apresentamos um roteiro pela “cidade dos Ursos”, em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais.
MARÇO
Nesse mês ainda concluímos o trecho da serra catarinense, mostrando ao leitor a famosa e ainda temida por muitos Serra do Corvo Branco. O trecho de nosso interesse, assim como o de todos que se aventuram por lá, está nos pouquíssimos quilômetros entre as cidades de Urubici e Grão Pará, com passagem importante pelo distrito de Auriê.
Nessa viagem, depois de rodarmos pelo piso irregular e quase sem pavimentação daquele trecho da SC-370, pernoitamos na cidade catarinense de Braço do Norte.
Encerramos março com uma matéria especial em Santa Cruz de Minas, a menor cidade do Brasil, bem como em Tiradentes, uma das cidades mais bonitas que já conhecemos.
ABRIL
No começo de abril concluímos o roteiro por Minas Gerais, apresentando então São João Del Rei, a cidade onde os sinos falam. Porém, encerramos o mês com outra matéria feita na serra gaúcha, desta vez na cidade de Bento Gonçalves, tradicional pelos bons vinhos.
MAIO
Em maio apresentamos uma matéria hibrida; um misto de mototurismo e “ferroturismo”, esse último quase desconhecido no Brasil por falta de ferrovias com trens para passageiros.
Nesse roteiro chegamos em Belo Horizonte com nossa motocicleta e de lá seguimos para cidade de Vitória, no Espirito Santo, num trajeto de 13 horas seguidas e 664km de trilhos a bordo do Trem Vitória/Minas.
Para nosso conforto, um dos integrantes do motoclube AMM cedeu-nos uma motocicleta para aventurarmos em terras capixabas, nos dias que lá estivemos.
Nesse mesmo mês de maio apresentamos uma matéria nas margens do Rio São Francisco, na cidade mineira de Lagoa da Prata, e mais outra, concluindo nossa viagem pela serra gaúcha, na cidade de Caxias do Sul.
JUNHO
O mês de junho foi o mais intenso em nossa redação, embora tenhamos feito vários roteiros aqui mesmo em São Paulo, visitando as cidades de Taquarivaí e Itararé.
Já no roteiro que fizemos pela cidade de Joanópolis, acampando junto da Cachoeira dos Pretos, deveu-se ao nosso período de férias e lazer, mas que, como sempre, acabaram redundando em matérias ao Portal D Moto.
Minas Gerais também se fez presente neste mês de junho e as visitas foram nas cidades de Conceição do Mato Dentro, capital do ecoturismo mineiro, e Serro, onde se produz o melhor queijo das Minas Gerais.
Encerramos o mês apresentando o roteiro pela cidade de Vila Velha, a primeira capital do Espírito Santo, fruto de nossa viagem de trem já narrada anteriormente.
JULHO
No mês de julho fizemos prevalecer o tradicionalismo da região sul do país nessa época de inverno, trazendo uma rota que abrangeu as cidades catarinenses de Passo de Torres e Papanduva, além da paranaense Castro e a gaúcha Vacaria.
As exceções do mês ficaram por conta das cidades mineiras de Gouveia, na região de Diamantina, e Curvelo.
AGOSTO
Agosto também foi bastante pródigo em aventuras. Nesse mês apresentamos uma matéria feita na cidade gaúcha de Lajeado, e a conclusão do roteiro feito anteriormente no Espírito Santo, trazendo a famosa cidade de Guarapari.
Minas Gerais também figurou em nossos destinos neste mês, sendo que apresentamos matérias especiais feitas nas cidades de Carmo da Cachoeira e Luz.
Ainda em agosto estivemos em Mira Estrela, no norte do estado de São Paulo, e na pequenina cidade de Campina do Monte Alegre, essa cheia de histórias para nos contar.
SETEMBRO
Em setembro também intercalamos as matérias entre o sul do Brasil e as Minas Gerais. Ponta Grossa, no Paraná, bem como Florianópolis e Santa Cecília, em Santa Catarina, foram os destaques do mês.
Para as “bandas” de Minas Gerais as cidades da vez foram Abaeté e Três Marias, ambas nas margens do Rio São Francisco e da grande represa de Três Marias.
OUTUBRO
Em outubro nosso trabalho não foi menor. Se publicamos um passeio na vizinha Sorocaba, acompanhando um evento social do Macumba´s MG, também estivemos em Minas Gerais, na cidade de Paineiras, e no Rio Grande do Sul, na cidade de Getúlio Vargas.
NOVEMBRO
Em novembro acompanhamos um dos mais importantes salões de motocicletas do mundo, o Salão 2 Rodas 2019, aqui na capital paulista. Porém, convenhamos: deixou muito à desejar.
Fora isso rumamos ao sul do Brasil para uma visita nas cidades de Osório, no Rio Grande do Sul, cheia de lagos, lagoas, lagunas e assombrações, e na grande e doce Guarapuava, também rodeada de lagos, lagoas e cachoeiras de tirar o folego.
Nessa matéria contamos com a ajuda da experiente piloto de motovelocidade Liz Cordova, nativa de Guarapuava e colaboradora espontânea de nosso Portal D Moto.
Por falar em Guarapuava, bom que se diga que estaremos neste começo de ano sediados na cidade para um roteiro mais apurado no ecoturismo da região.
DEZEMBRO
O mês de dezembro, que vai se encerrando, também está tendo seus créditos. Num roteiro no rumo das Minas Gerais passamos por Perdões e Dores do Indaiá, mas também demos uma esticadinha na cidade paulista de Piquete, que também faz parte da Estrada Real.
FINALIZANDO
Todo esse nosso pequeno repertório foi dedicado ao leitor que gosta de conhecer sua terra, suas histórias e sua gente.
Nossa preocupação, ao longo dos anos, tem sido a de proporcionar roteiros simples pelos recantos do Brasil, que possam ser trilhados por todas as pessoas, de todas as idades e classes sociais, quer de ônibus, bicicleta, a cavalo, a pé ou mesmo de motocicleta, seja ela do tamanho e do tipo que for.
Com esse desfecho de 2019, convidamos o leitor amigo para que fique conosco também em 2020, pois teremos algumas novidades logo nos primeiros meses do ano.
Portal D Moto, valorizando o prazer de pilotar.
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também: